top of page

Com vocês, o grande protagonista da História: Pneumococo!

Gostaria sinceramente de encontrar outros em situação parecida pra compartilhar conhecimentos e lágrimas. Há dias em que se está tão perdido que não se encontra qualquer fresta de luz no fim desse - aterrorizador - túnel longo e escuro. Não sei por que isso aconteceu, acredito que foi permissão divina, acredito que foi consequência das más escolhas da minha mãe, mas no geral, não da pra mensurar algum "erro" tão grande dela que justifique tamanho desastre na vida dela. Há coisa que não entendemos e "ponto". Não nos pertence saber. As vezes precisams apenas aceitar que somos pequenos humanos.

As irmãs e família Santana que me contrarie, se quiserem, mas a Dona Selma nunca foi uma flor doce, ela era sim cheia de vida, cheia de sonhos até pouco antes da minha concepção e até um pouco depois; antes da realidade de um recém marido imaturo e boêmio lhe tiraria todos as belezas da alma. Não posso culpá-lo totalmente, cada um é responsável por si mesmo afinal de contas, ne? Mas meu pai - sempre fui mais chegada à ele - certamente foi o estopim para a queda da minha mãe ao fundo do posso. Foi após os desgastes do casamenteo fadado ao fracasso desde seu começo, que ela foi perdendo o brilho. Tenho uma vaga memória (e olha que memória não é meu forte) de quando ela estava varrendo a casa no dia dos seus 27 anos. Ela não parecia empolgada e nem feliz, não me lembro de mais nada daquele dia, nem de um bolo (Eu logo mais estarei nos meus 27 e não queroa aquela feição e aquele olhar triste em mim.)

Só me lembro dela triste limpando a casa. Acho que as tristezas de uma mulher tão subjulgada e humilhada no casamento foi enchendo minha mãe de mágoas e venenos. Pra ser muito sincera, muito sincera mesmo, assim de abrir o coração, eu penso assim. Acho que a inflamação na meninge da minha mãe também foi propriciada pela demanda de energia negativa que ela já acumulava dentro de si. E se alguém da família descordar posso contar em particular um ou dois causos que embasam minha teoria. Chego a óbvia conclusão de quão frágeis somos! Ela estava bem, teve dores de cabeça forte, ficou desorientada, vomitou, pescoço rígido. Com esses sintomas foi por uma semana inteira indo e vindo do Pronto Socorro com diagnóstico de enxaqueca simples. No final desta semana minha mãe estava entrando em coma induzido, quando a enfermeira que ousou contrariar o médico suspeitou em voz alta de uma meningite.

A meningite é uma inflamação na menbrana do cérebro, uma fina camada que envolve nossa preciosa massa cinzenta chamada meninge. A meningite é a inflamação que pode ser causada por vírus, bactérias, fungos e protozoários.

Isso me leva refletir o quanto somos pequenos ante nossas grandes construções, ante nossa pisada na lua, ante nossa sonda espaciais que já foram pra fora do nosso sistema solar. Mas seres tão minúsculos que quase invisíveis são capazes de realizar verdadeiras hecatombes, uma delas foi inteirinha na vida da minha mãe.

Um massacre de seus sonhos, uma carnificina de suas perspectivas e projeções pessoais. Fui filha única por mais ou menos 15 anos, Aí veio a Gabi, o primeiro dos presente mais valioso que meu pai me deu - meus irmãos - depois veio a Teté, a segunda herdeira da Dona Selma - seu grande sonho era ter mais filhos. É muito claro que o destino da minha mãe era esse, ser mãe. Ela o fazia com maestria. Depois me surgiram outros irmãos presentes também do meu pai: a Gigi, e o Gui. E minha mãe, ganhou também a Fifia.

Pronto, agora D. Selma tinha suas três filhas: uma já criada e fora de casa desde o fim da adolescência (essa sou eu), e outros duas pequenas, com as quais ela sempre sonhou depois de mim. E agora, as meninas com 08 e 05 anos, não podem mais ser cuidadas pela mãe. O sonho da dona Selma foi seifado. Graças a Deus, tive a dádiva de ver Dona Selma como minha mãe, cumprindo com maestria todas as funcões cabíveis do "cargo". O sonho da minha mãe de criar as filhas lhe foi arrancado, tirado, dela. Não sabem o motivo dela ter tido 3 meningites na vida, mas a meningite que arrasou e matou os neurônios do hemisfério direito do cérebro dela foi causada por uma quase invisível bactéria chamada Pneumococo que se encontra nas cavidades orais da maioria das pessoas e dependendo da defesa imunológica de cada um ou da agressividade da própria bactéria ela poderá causar sinusite, otite, pneumonia e até mesmo meningite. Se bem me falham os estudos, só acontece a inflamação na meninge quando a bactéria é trasnportada pelo sangue até o cérebro. Essa bactéria maldita geralmente é encontrada em certos tipos de caramujos e pombos. Quem diria não?

SIGA

  • Facebook Long Shadow
  • Google+ Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow

FICO SEMPRE CONTENTE

EM CONHECER MEUS LEITORES E COMPARTILHAR CONHECIMENTOS E IDÉIAS 

 

ME ESCREVA 

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page